sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

O METABOLISMO DA GORDURA

Final do ano chegando e podemos observar um "bum" nas academias de musculação e centros de estéticas espalhadas pelo Brasil, a vontade de estar bem com o corpo e com os quilinhos em dia faz com que grande parte dos brasileiros quase que enlouqueçam nos últimos meses do ano, principalmente no último mês. Mas será que realmente essa desvairada compulsividade momentânea de ter o corpo escultural às vésperas da virada do ano traz resultados significativos mesmo? O tema de hoje será sobre o metabolismo da gordura e os seus efeitos.

                                                             O METABOLISMO DA GORDURA


Conhecida como LIPÍDIO, a gordura é o substrato energético que mais tem fonte de energia no nosso organismo, juntamente com os carboidratos e as proteínas formam os macronutrientes do organismo e a gordura é o grande responsável pela energia que utilizamos em repouso (sem exercício físico) e também de grande função térmica. Sabemos que quando ingerimos em excesso qualquer um desses macronutrientes o nosso organismo serão armazenados em forma de gordura e é aqui mora o perigo, e exatamente neste momento que o seu corpo começa a mudar a estrutura e você passa a se tornar "gordinho".

O grande problema da gordura são as doenças que ela pode trazer consigo, dentre elas podemos citar as doenças cardiovasculares, além dos problemas sociais que esse mal pode causar a vida do indivíduo.

Já sabemos o que é a gordura e como armazenamos, porém agora vem a grande dúvida, como fazemos para eliminar a tão indesejável.

Para que aconteça o processo de eliminação da gordura é necessário uma grande reação fisiológica no nosso organismo para que esse importante substrato energético seja utilizado. Os estudos mais do que comprovaram que a grande maneira de eliminar essa gordura armazenada é aumentando o seu gasto calórico e é justamente nesse ponto que entra o EXERCÍCIO FÍSICO, ele mesmo, como a implementação do programa de exercício físico existe um aumento na produção de adrenalina e noradrenalina que se ligam a receptores específico (β3) das membranas dos adipócitos desencadeando uma cascata de reações, outros hormônios como o GH (Hormônio do crescimento), TSH (Tireóide estimulante) e ACTH ( adrenocorticotropina) participam e ajudam nessa cascata que desencadeará o processo de metabolização da gordura. Todo esse desencadeamento dessa cascata faz com que a gordura mobilizada seja levada até ao FÍGADO e lá seja transformada em ácido graxo participando efetivamente no processo de ressíntese de ATP (recuperação de energia).



Como você pode observar existe um processo muito complicado para que a gordura seja metabolizado e utilizada, apesar de todo esse processo o nosso corpo faz isso com a maior facilidade, não sendo assim tão difícil utilizar essa gordura armazenada, entretanto vale ressaltar que não basta somente a incorporação do exercício físico, é necessário também que haja uma mudança na alimentação para que ocorra um equilíbrio energético favorável para a utilização dessa substância.

A grande questão que observamos nos dias de hoje é a grande promessa de eliminar esse poderoso substrato energético com grande facilidade, esteticistas espalhados pelos país prometem eliminar sua gordura com alguma facilidade e você acabou de observar que não é tão fácil assim, explico:

Certa vez ouvi de uma cliente , que sua esteticista havia dito que a gordura seria facilmente eliminada pela urina após algumas massagens e redirecionamento da mesma para o setor linfático e sanguíneo, chegando assim os rins e sendo eliminada pela urina. Vamos aos fatos: Como descrito acima, para que a gordura seja transportada pela corrente sanguínea ela precisa passar por uma seria de reações, e implementos de hormônios para que ela seja recebidas pelos transportadores de células, substratos entre outros pela corrente sanguínea. Outro fator importante é que substâncias somente são aceitas em órgãos específicos se elas possuem a "senha" para que seja recebida, ou seja, os fisiologistas chamam de "processo chave-fechadura" somente receberá a gordura (já em processo de metabolização) aqueles órgãos que tiverem as estruturas que se ligam a gordura e possam recebê-la, e sabe-se que os rins não recebem gordura, por tanto, NÃO EXISTE PROCESSO DE ELIMINAÇÃO DE GORDURA PELA URINA.

Ai provavelmente você ficará com a dúvida, "Então porque eu estou diminuindo medidas?" Simples, a gordura é uma molécula maleável na sua forma de armazenamento, por tanto alguns apertões, empurrões, torções e outras coisas podem fazer com que essa gordura seja realocada em outro local do organismo, o esteticista pode até mesmo, pasme, aumentar seu glúteo e o seu seio se ele for habilidoso. Já percebeu que no processo de emagrecimento de uma pessoa a primeira parte que você percebe estar diminuindo é o rosto e que logo após o rosto volta a ficar normal? Então esse processo nada mais é do que a REORGANIZAÇÃO da gordura corporal. De fácil estratégia, pois ela se encontra localizada sub-cutâneamente (em baixo da pele).

Espero com este post, ter tirado muitas dúvidas do pessoal mais leigo com relação a esse assunto, pois me assunta o tanto de charlatão que está trabalhando no mercado dizendo e prometendo loucuras com relação ao processo de emagrecimento e "queima de gordura" sem mesmo nem saber o que é um substrato energético, para que serve e que a gordura é o principal deles.

desejo a vocês um FELIZ NATAL, um PRÓSPERO ANO NOVO, cheio de paz, alegria, sucesso e de muito esforço, treino, dieta e controle mental, pois sem esses requisitos, NÃO EXISTE MILAGRES. 


Um comentário: